Para implantar um programa de Compliance efetivo, é necessário entender o que significa o termo e quais são as principais características de Compliance. O termo se origina no verbo “to comply”, em inglês, que significa “estar em conformidade”. Dessa forma, o conceito se refere ao alinhamento de uma empresa às normas para determinada atividade e é executado tanto interna quanto externamente.
Como estruturar um Compliance Empresarial?
Identifique as obrigações legais – organize os requisitos e os organize de acordo com os regulamentos da sua empresa.
⠀
Conheça quem — ou o que — estará sujeito a auditorias – pessoas, processos, fornecedores e sites poderão estar sujeitos a esse monitoramento.
Determine o risco – pontue o nível de risco para cada situação que pode ocorrer, como por exemplo, um fornecedor que pontue mal em uma auditoria.
Estabeleça frequências de auditorias baseadas no perfil de risco – quanto maior o risco, maior a atenção com a conformidade você deverá ter para evitar prejuízos.
Apesar da crescente importância do tema, o nível de maturidade das empresas brasileiras em Compliance ainda deixa a desejar. 36% das empresas entrevistadas apresentam nível médio-baixo e baixo no quesito, segundo a Pesquisa Nível de Maturidade em Compliance 2018. Ou seja, não contam com elementos suficientes que garantem a efetividade do programa.
Quer implementar o programa de Compilance na sua empresa?
Sua empresa vai construir uma reputação baseada na ética!
Acompanhe mais dicas e informações exclusivas em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!